As empresas atacadistas podem operar de duas maneiras.
Uma empresa pode comprar grandes quantidades de mercadorias do fabricante para revendê-las diretamente aos consumidores (atacado D2C, geralmente fora de um armazém), ou outras empresas podem produzir seus próprios produtos e vender para uma variedade de varejistas (atacado B2B) que, em por sua vez, vender produtos individuais para usuários finais.
O resultado final é que as empresas atacadistas compram ou produzem produtos a granel para vendê-los a consumidores ou outros varejistas.
Defina preços corretos
Um dos primeiros, e mais importantes, passos para vender qualquer tipo de produto é definir sua estrutura de preços.
Existem diferentes métodos para precificar seus produtos, mas ao vender no atacado, você geralmente precisa definir preços mais baixos para incentivar/racionalizar pedidos de compra maiores.
Independentemente de como você planeja vender ou precificar seus produtos, você precisa considerar o seguinte:
- O custo de fabricação do produto;
- O custo para comercializar o produto;
- O custo de transporte do produto;
- O custo para armazenar o produto.
Em geral, você deseja entender completamente todas as despesas que entram na produção.
Quando você entende as despesas de produção, pode ter certeza de definir seus preços para garantir a lucratividade.
Algumas empresas optam por vender itens no atacado em 2x, quaisquer que sejam seus custos de produção, algumas aumentam e outras diminuem.
Certifique-se de analisar e levar em consideração todos os custos ao determinar seus preços.
- Faça uma pesquisa de mercado
Para se manter competitivo e definir preços viáveis, você precisa fazer pesquisas para entender seu mercado.
Se não houver mercado para o item que você está tentando vender no atacado, seu produto pode acabar custando dinheiro.
A pesquisa de mercado ajuda você a conduzir seus negócios na direção certa. Uma pesquisa de mercado adequada irá informá-lo:
- Quem são seus clientes em potencial;
- O que seus clientes-alvo estão comprando e como estão fazendo isso;
- Insight sobre o tamanho da sua base de clientes-alvo;
- Quanto seus clientes estão dispostos a gastar;
- O que seus concorrentes estão fazendo de maneira semelhante e o que seus concorrentes estão fazendo que os diferenciam.
- Prepare-se para pagamentos diferentes
Os atacadistas podem esperar encontrar vários tipos diferentes de compradores, de dropshippers a grandes empresários.
Os atacadistas também podem esperar que eles sigam uma variedade de métodos e cronogramas de pagamento diferentes.
Por exemplo, um comprador pode querer ser cobrado anualmente, mas ter suas unidades enviadas no primeiro dia de cada mês; outro tipo de comprador pode trabalhar com você conforme a necessidade.
O mais importante é manter a flexibilidade e criar diferentes estratégias de marketing que se adequem a cada tipo de comprador.
As expectativas do comprador podem ser difíceis de satisfazer, mas para atrair clientes e retê-los a longo prazo, você precisa descobrir como acomodar todos os tipos de compradores.
- Desenvolva seus canais de distribuição atacadistas
Um passo crítico para vender no atacado é escolher um canal de distribuição. Você também deve considerar se deseja criar um negócio totalmente focado no atacado ou evitar intermediários para lidar com todas as vendas por conta própria.
Existem alguns tipos diferentes de canais de distribuição de atacado para escolher, estes incluem:
Varejo: Este é um dos canais mais comuns. Envolve a venda para uma ampla gama de varejistas. Isso inclui pequenas empresas, compradores individuais, outros atacadistas e grandes corporações;
Mala direta: Este método envolve o envio de correspondência física para que os clientes vejam sem sair de casa. Você pode mostrar produtos ou ofertas específicas, mas é melhor combinar esse método com outro canal;
Telemarketing: Este canal utiliza as telecomunicações para criar uma linha direta com os consumidores. Você precisará contratar vários operadores de telemarketing, fornecer um escritório para trabalhar e fornecer a tecnologia necessária para administrar um canal de atacado de telemarketing;
E-commerce: Este é outro método comum para atacadistas. Os atacadistas de comércio eletrônico usam um site para direcionar os consumidores. É importante observar que você precisará de uma plataforma de e-commerce de atacado para potencializar suas vendas;
Salesforce: Com este método, seus esforços de canal atacadista são realizados por vendedores treinados. Uma força de vendas pode usar uma variedade de canais diferentes para vender no atacado.
Pode ser útil testar uma variedade de diferentes canais de atacado. O que funciona em um setor pode não funcionar em outro. Também é uma boa ideia usar vários canais.
- Vença seus concorrentes
Como empresário, você sempre quer estar ciente de sua concorrência. Você quer fazer o que puder para se destacar entre seus concorrentes, isso pode incluir coisas como:
- Destacar depoimentos de clientes em seu site para ganhar a confiança do cliente;
- Solicitar avaliações on-line após cada compra do cliente no Google ou Yelp para ajudar a aumentar a credibilidade;
- Encontre um ponto de venda único e inovador e destaque-o em relação aos concorrentes;
- Certifique-se de que seu site seja amigável e visualmente atraente para os espectadores;
- Enfatize o atendimento ao cliente, vá além;
- Precificar seus produtos abaixo de seus concorrentes;
- Use as mídias sociais para construir uma marca forte para o seu negócio que as pessoas reconheçam;
- Oferecer frete grátis e promoções de frete em compras específicas;
- Oferecer brindes ou amostras para mostrar a qualidade do produto;
- Seja o mais transparente possível;
- Peça feedback do cliente sobre aspectos da jornada do comprador que precisam ser aprimorados/retrabalhados;
- Crie conteúdo de blog que responda a perguntas comuns dos clientes;
- Crie eventos da empresa para criar um relacionamento com clientes atuais e potenciais.
Há uma variedade de maneiras de vencer seus concorrentes, bastar realizar uma boa gestão empresarial. Certifique-se de reavaliar constantemente sua concorrência e criar maneiras criativas de atrair clientes adicionais e criar clientes de retorno.