A procura pelo sorriso perfeito é uma tendência que tem modificado todo o mercado odontológico e tornado os procedimentos estéticos cada vez mais populares.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética, nos últimos cinco anos, esse mercado cresceu cerca de 300%.
Isso tornou a dentística – área da odontologia especializada nos tratamentos cosméticos – em um dos setores que mais crescem no país, sendo o responsável pela movimentação de aproximadamente R$38 bilhões anualmente.
Esse novo interesse popular é justificado, principalmente, pela mudança da percepção que as pessoas têm sobre a importância que o sorriso ou que o cuidado com a saúde bucal provoca na aparência geral, no bem-estar e na manutenção de uma boa autoestima.
Afinal, o descuido com os dentes é capaz de afetar a:
- Confiança para sorrir em público;
- Harmonia do rosto como um todo;
- Qualidade das interações interpessoais;
- Bem-estar do organismo;
- Níveis de atenção e foco, entre outros.
Por isso, a procura por procedimentos e intervenções cosméticas odontológicas são as mais procuradas nos consultórios de todos os cantos do país.
O que são os procedimentos estéticos odontológicos
Os procedimentos estéticos odontológicos são intervenções que visam conciliar o tratamento de problemas na arcada dentária, proporcionando um aperfeiçoamento concomitante entre a saúde e a aparência do sorriso.
Isso significa a melhora de situações, como o aparecimento de manchas, quebras no esmalte dentário, apinhamento dos dentes, espaço excessivo entre os dentes, a disparidade de tamanho, entre outros defeitos que causam diversos desconfortos.
Entre os procedimentos mais utilizados para recuperar a harmonia do rosto e um sorriso perfeito, os mais populares são:
-
Clareamento dental
Muito utilizado antes de intervenções como a aplicação da faceta dente, o clareamento dental é uma técnica que utiliza um gel de peróxido de hidrogênio em conjunto com uma moldeira de silicone, como forma de remover as partículas de pigmento acumuladas no esmalte dentário.
Esse tipo de tratamento auxilia na remoção de manchas e escurecimentos causados pela alimentação e pela formação da placa bacteriana e do tártaro.
-
Lente de contato dental
As lentes de contato para dentes são lâminas ultrafinas de porcelana, que são confeccionadas sob medida para cada paciente e são cimentadas ao redor dos dentes naturais, proporcionando correções importantes no aspecto de toda a estrutura dental.
Isso faz com que o dentista possa alterar a cor, padronizar o tamanho, consertar diastemas pequenos e fazer o alinhamento de toda a mordida.
Ao contrário da faceta dentária, como as lâminas de porcelana são mais finas, muitos pacientes não precisam desgastar os dentes naturais.
-
Implante dentário
O implante dentário é uma intervenção cirúrgica que visa a cimentação de alguns pinos de titânio nos ossos maxilares ou mandibulares. Essa estrutura metálica desempenha o papel da raiz dos dentes, segurando as próteses de porcelana que serão fixadas a elas.
A implementação desse dispositivo pode servir para substituir a perda de uma única unidade dentária, um pequeno grupo ou toda a arcada. É um procedimento bem rápido e permite que as pessoas saiam do consultório com a plena funcionalidade da mordida.
-
Tratamento ortodôntico
O uso do aparelho transparente, faz parte do tratamento ortodôntico. Esse cuidado tem como objetivo principal a correção de problemas na formação estrutural dos dentes e dos ossos faciais.
Deste modo, o dentista é capaz de consertar problemas como:
- Diastemas severos;
- Mordida aberta;
- Mordida cruzada;
- Más oclusões de classe II e III;
- Apinhamento dentário, entre outros.
Isso tudo é possibilitado devido a força de tração realizada pelo aparelho invisível – ou por qualquer outro tipo de aparelho – nos ligamentos periodontais, que ajuda a puxar os dentes recolocando-os em um local mais apropriado e dando mais harmonia ao sorriso.
Vantagens de investir neste tipo de cuidado
Como a beleza do sorriso está diretamente relacionado com a integridade das estruturas dentais e com a qualidade da saúde bucal, investir na obtenção de sorriso perfeito pode trazer inúmeros benefícios para o bem-estar geral dos pacientes.
Começando pelo tratamento prematuro de doenças bucais graves, como a cárie, a gengivite ou a periodontite.
Esse tratamento preventivo pode impedir que as bactérias se espalhem para a corrente sanguínea e desenvolva doenças sistêmicas em diversas partes do organismo.
Além disso, as visitas mais recorrentes com o dentista – que são necessárias para a realização dos procedimentos cosméticos – ajudam na realização mais frequente de limpezas profissionais, raspagem do tártaro e aplicação de flúor.
O tratamento ortodôntico, por sua vez, é capaz de corrigir problemas no crescimento, autoestima baixa, dores crônicas na cabeça e no pescoço, problemas de bruxismo, entre muitos outros problemas que afetam a aparência e a qualidade de vida dos pacientes.
Agora vamos dar uma pausa para estudarmos sobre um tema bastante comentado atualmente: a Harmonização Facial.
A Harmonização Facial é tema de filmes, reportagens e novelas. Pois ela promete recuperar beleza e a jovialidade perdidas! Ela está presente em todas as conversas entre amigos e, de tanto que é falada, está sendo muito procurada pelas Celebridades. É a queridinha dos artistas!
Verdade, queridinha! Vamos aprender um pouco mais sobre as famosas técnicas não-cirúrgicas, que surgiram com a promessa de valorizar a beleza que todos possuímos, e elevar a autoestima, rejuvenescendo o rosto de pessoas de qualquer faixa de idade! Dos 21 anos até os 70 ou até mais! Homens e mulheres estão buscando por estes procedimentos, pelos resultados estéticos que alcançam, e também pela recuperação da maciez e elasticidade da pele!
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.