Dicas de Beleza
Existe algo a respeito da história e cultura dos povos antigos que fascina a todos nós. O conjunto de padrões de beleza e práticas cosméticas é parte primordial da cultura de qualquer povo, pois mostra visualmente qual é a sua impressão do mundo à sua volta. Hoje vamos falar rapidamente sobre algumas dicas de beleza bem interessantes das mulheres da Grécia Antiga.
Grécia Antiga
1. Azeite e Folhas de Oliveira
Na Grécia, a oliveira sempre foi considerada sagrada por conta de seus inúmeros benefícios para a saúde, pele e cabelo. O azeite proveniente das azeitonas era aplicado nos cabelo como hidratante e na pele contra queimaduras do sol. Já as folhas da árvore eram transformadas em pasta para aplicação na pele, evitando manchas.
2. Mel
As propriedades antibacterianas e de clareamento do mel foram descobertas pelas gregas já em tempos muito antigos. Elas costumavam misturar o mel com o azeite para usar a solução como máscara facial e creme para o corpo. Essa dica de beleza provavelmente deixava suas peles mais brancas e macias.
3. Limão, Vinagre e Sol
Um composto de limão e vinagre era passado nos cabelos para clarear os fios. Isso mesmo: bastava aplicar a solução com cuidado, sem contato com a pele, para depois expor os cabelos ao sol. Curiosamente, hoje sabemos que o pH baixo favorece a coloração. Porém, vale lembrar que essa dica de beleza é perigosa: o suco do limão reage de forma muito agressiva se estiver em contato com a pele e for exposto ao sol.
4. Banho de Ervas
6. Algas Marinhas
As algas marinhas eram amplamente utilizadas como máscara facial na Grécia Antiga. Elas as moíam numa solução com água e aplicavam a pasta diretamente no rosto para um brilho radiante.