As redes sociais tornaram-se parte fundamental de qualquer estratégia de marketing.
Eles também são uma das melhores ferramentas que uma empresa ou marca tem para ganhar visibilidade, gerar tráfego na web e se comunicar com seu público.
No entanto, embora a visibilidade nas mídias sociais seja um dos fatores-chave para alcançar o sucesso, pode ser difícil fazer isso acontecer.
Por que é importante ter presença nas redes sociais
Ter uma presença sólida nas mídias sociais traz inúmeros benefícios para uma marca. Um dos mais procurados é o aumento das vendas.
As redes sociais permitem que você alcance milhares de pessoas, muitas das quais podem estar interessadas em seus produtos e serviços, e depois se tornarem clientes.
Essas plataformas também são uma forma de conhecer muito melhor o público para que suas futuras campanhas possam atender melhor às suas necessidades.
A mídia social também é um lugar onde você pode anunciar a um custo muito menor em comparação com a mídia tradicional, pois não é necessário investir muito dinheiro para começar.
Além disso, os anúncios nas redes sociais podem ter alcance global e, portanto, sua marca pode ser conhecida internacionalmente.
Estar nas redes sociais é também uma forma de comunicar com os clientes, respondendo às suas perguntas, respondendo às suas sugestões e resolvendo problemas que possam ter. É uma forma de ganhar confiança e estar mais perto do público.
Por esses motivos, estar presente nas redes sociais é indispensável. No entanto, para obter resultados, é necessário levar em conta alguns aspectos e seguir uma estratégia.
Estratégias para ganhar visibilidade nas redes sociais
Para ganhar visibilidade em plataformas como Instagram ou Facebook ads, é necessário seguir uma estratégia.
Não se trata de criar grandes quantidades de conteúdo, trata-se de fazê-lo de forma cuidadosa e estudada. Aqui estão as chaves para ganhar visibilidade nas redes sociais.
Crie conteúdo de qualidade
A base para que qualquer perfil no Facebook, Instagram ou qualquer outra rede social tenha sucesso é criar conteúdo de qualidade. Isso significa que você precisa cuidar tanto dos textos quanto das fotografias, imagens ou vídeos.
Se você for usar texto, além de fornecer informações, ele deve ser escrito com cuidado.
A gramática e a ortografia são muito importantes para transmitir profissionalismo. Se for usar imagens, fotografias, vídeos ou qualquer outro elemento audiovisual, além de interessantes e chamativos, devem ser de boa qualidade.
Publique nos momentos ideais para o seu público
Na hora de escolher o horário de publicação, é importante levar em consideração o tipo de público para o qual o conteúdo se destina.
Aspectos como nacionalidade, idade, profissão, escolaridade, etc. devem ser levados em conta para saber qual horário, ou mesmo quais dias da semana são ideais.
Faça alguns testes para determinar quando as pessoas que provavelmente estarão interessadas em suas postagens estão online. Isso ajudará você a gerar um maior engajamento.
Redirecionar para seus perfis
Cada rede social tem seu próprio público e seu próprio tipo de conteúdo, mas isso não significa que você não possa redirecionar entre seus diferentes perfis. O mesmo deve ser feito em um site, blog, newsletter, etc. A ideia é facilitar para o público te encontrar.
Com isso, não queremos dizer que você está bombardeando continuamente os usuários com links. Deve ser feito sempre de forma comedida, sem ser muito invasivo ou pode provocar o efeito contrário no usuário.
Incluir apelos à ação
Uma chamada para ação consiste em dizer ao usuário o que fazer em seguida.
Geralmente é exibido na forma de um botão ou texto e é colocado estrategicamente dentro do conteúdo para incentivar o usuário a clicar nele.
Uma chamada para ação pode convidar o usuário a se registrar no site, baixar um arquivo, ver um vídeo, etc. A mensagem deve ser direta e clara para que fique evidente para o usuário o que fazer.
Interaja com seus seguidores
Um dos pontos fortes das redes sociais é que elas servem como canal de comunicação, unindo marcas e usuários. Estar nas redes sociais não é só publicar conteúdo, é interagir com o público, tirar suas dúvidas, resolver qualquer tipo de problema que ele possa ter, etc.
O Instagram é uma plataforma muito propícia à interação, pois permite fazer perguntas, criar pesquisas e incentivar os usuários a participar. Isso também é possível através do Facebook.
Escolha suas hashtags com cuidado
Hashtags são palavras-chave relacionadas a uma postagem que permitem que os usuários encontrem o conteúdo que estão procurando ou que possam interessá-los.
O uso de hashtags, quando feito de forma consistente e integrada ao conteúdo e à marca, permite que os usuários encontrem um post ou perfil. Também ajuda a aumentar a visibilidade e o alcance de uma postagem.
O Instagram tem um limite de 30 hashtags por postagem, então não exagere. Também é aconselhável usar palavras-chave menos genéricas e mais específicas, pois estas últimas tendem a ter menos concorrência.
Dito isso, é bom incluir alguns populares também, desde que estejam relacionados ao post.