As maneiras inteligentes de evitar e gerenciar lesões no futebol

Quer jogar mais do esporte que você ama? Então é definitivamente do seu interesse garantir que você evite lesões no futebol sempre que possível.

A boa notícia é que, simplesmente sabendo o que fazer e tomando algumas ações simples, você pode diminuir drasticamente suas chances de passar tempo na sala de tratamento.

Mas, infelizmente, não há como eliminar completamente a possibilidade de se machucar (exceto talvez por não jogar, e sejamos honestos, quem quer fazer isso?).

Em algum momento, a lesão provavelmente atingirá todos nós – muitas vezes sem culpa nossa.

A lesão pode ser um grande problema. É muito comum encontrar pessoas que se afastaram do futebol para se recuperar de uma lesão, mas que acabam nunca mais voltando.

Ou eles nunca se recuperaram totalmente, ou no momento em que conseguiram, sua forma física ou motivação havia desaparecido totalmente.

Isso não precisa ser você. Neste artigo, vamos guiá-lo através das melhores maneiras de se manter livre de lesões e ajudá-lo a lidar efetivamente com lesões se você tiver o azar de ser atingido por elas.

Os tipos mais comuns de lesões no futebol

A maioria das lesões no futebol são lesões nos membros inferiores, sendo as mais comuns:

  • Distensões e lágrimas nos isquiotibiais
  • Entorses de tornozelo
  • Cepas na virilha
  • Lesões de Aquiles
  • Lesões no joelho

Maneiras instantâneas de reduzir suas chances de lesão

A boa notícia é que suas chances de lesão podem ser drasticamente reduzidas por algumas coisas muito simples:

Use os sapatos certos – calçados mal ajustados ou o tipo errado de sapatos para a superfície podem colocá-lo instantaneamente em risco.

Use caneleiras e proteção no tornozelo – pode nem sempre ser o visual que você está procurando, mas eles oferecem um grau de proteção contra desafios perigosos.

Faça um aquecimento antes de jogar – um aquecimento adequado prepara seu corpo para a atividade à frente. Infelizmente, muitos jogadores amadores pulam o aquecimento e sua única preparação para o jogo é uma rotina arriscada de chutes em um goleiro azarado.

Melhore seu condicionamento para evitar lesões

O condicionamento eficaz não é tanto sobre o quanto você faz, é sobre o que você faz que realmente importa. Você deve focar em duas coisas:

(1) Equilíbrio e propriocepção – especialmente bons para os joelhos

A propriocepção refere-se à capacidade do corpo de sentir o movimento dentro das articulações e a posição das articulações. Essa habilidade nos permite saber onde nossos membros estão no espaço sem ter que olhar.

Em termos simples, quanto melhor sua propriocepção, menor a chance de você se encontrar no chão depois que seu joelho ou tornozelo se dobram inesperadamente depois que você reagiu (ou não reagiu adequadamente) a algo.

(2) Flexibilidade

As rotinas diárias de muitas pessoas envolvem um tempo significativo gasto em posições estáticas, como sentado no transporte ou em uma mesa, ou em pé por longos períodos.

Isso nem sempre é uma grande preparação física para o exercício. Nossas rotinas diárias muitas vezes significam que não estamos utilizando os músculos de que precisamos para o esporte tanto quanto poderíamos. Isso pode desenvolver inflexibilidade.

Quando a lesão já ocorreu – como tratá-la:

A maioria das pequenas lesões sofridas jogando futebol pode ser tratada com RICE – a sigla que significa “descanso, gelo, compressão e elevação” – sem intervenção especializada.

Mesmo usando técnicas simples de RICE, você pode reduzir significativamente o tempo que você passa lesionado. Se você tiver entorses e distensões leves, precisará aplicar essas técnicas para se recuperar.

Há momentos, no entanto, em que você precisa fazer algo mais do que isso. A primeira delas é onde você tem uma lesão grave.

Normalmente, será óbvio o que é uma lesão grave simplesmente por causa da dor que está causando ou pela maneira como está limitando seu movimento. Nesta circunstância, você pode precisar consultar um médico ou um hospital imediatamente.

Fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos esportes na loja esportiva Lojas Hecco.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *