Autocuidado: 5 dicas para fortalecer a autoestima

O que você fez por si mesma hoje?

Começamos com esta pergunta para que, desde o primeiro momento, você entenda que este texto se trata de você, e tem como principal objetivo te ajudar a refletir sobre o lugar que você tem reservado para si em sua própria vida.

 

Claro, sabemos que nem sempre é fácil. 

 

Para a maioria de nós, sobra pouco tempo para pensar sobre como estamos nos tratando. 

 

A rotina de trabalho, obrigações em casa, preocupações, vida financeira e todas as correrias do dia a dia tira de muitas de nós a chance de nos olhar no espelho mais demoradamente e nos perguntar o que realmente queremos e precisamos.

 

Se você é o tipo de pessoa que está priorizando sempre os outros, precisa cuidar dos filhos, do marido, da mãe, aconselhar as amigas e frequentemente esquece de olhar suas próprias necessidades e reservar um tempinho para estar em sua própria companhia,  fique com a gente. 

 

Este artigo é pra você.

O que é autocuidado?

O autocuidado se refere a um conjunto de ações e práticas que uma pessoa realiza para cuidar de si mesma. É tudo aquilo que fazemos para cultivar qualidade de vida, buscar autoconhecimento e equilíbrio físico e psicológico.

 

Estas práticas envolvem aspectos relacionados ao corpo e a mente, e estão ligadas a questões de saúde, lazer, bem-estar, e a forma como nos relacionamos com os outros e com a gente mesmo.

 

Obviamente não estamos querendo dizer aqui que incorporar autocuidado em sua vida será a solução para todos os seus problemas – principalmente porque muitos deles fogem ao nosso controle e são desencadeados por fatores externos – mas ele será fundamental para que enfrentemos os dias com mais disposição, estejamos mais fortalecidas e preparadas para lidar com as situações.

A importância do autocuidado. O que ele tem a ver com autoestima?

A autoestima revela o quanto gostamos de nós mesmas e o quanto nos valorizamos, desta forma, ela pode ser positiva ou negativa; e um dos aspectos que nos indica como ela está é o autocuidado, ele nos mostra como nos relacionamentos com a gente e o que pensamos sobre nós mesmas.

 

Muitas das dificuldades e queixas relacionadas à ausência de autocuidado no dia a dia é a falta de tempo e o fato de muitas de nós não nos sentirmos merecedoras de cuidado, colocando o outro sempre em primeiro lugar.

 

Mas tenha em mente que, é muito difícil amar alguem sem, primeiro, nos amar, q uma eboa autoestima não surge do nada, ela é um processo que cada pessoa constrói à sua maneira, afinal, o que é bom e útil para uma pessoa nem sempre serve para outra, e que precisa de um pouco de dedicação e vontade.

 

Amportância destas duas características inseparáveis (autocuidado e autoestima), está justamente no fato de determinarem como lidaremos com tudo o que envolve nossas vidas, de nos ajudarem a cultivar o amor próprio, ter maior autoconhecimento e nos sentirmos bem conosco.

 

Prinipais dicas de autocuidado

Selecionamos algumas dicas que te ajudarão a promover o autocuidado e consequentemente levantar e fortalecer sua autoestima. Vamos conferir.

 

1. Dê atenção especial ao seu prazer

Sim! Sua vida sexual também é uma prática de autocuidado.

 

Conhecer seu corpo, saber o que te dá prazer, seja sozinha ou com seu parceiro ou parceira, experimentar novas sensações e posições, e estar aberta a novas experiências é essencial para a saúde, o bem-estar e a felicidade.

 

Visite um sex shop e adicione mais paixão e satisfação para a sua vida sexual, há muitas opções online com uma variedade incrível de produtos eróticos para todos os gostos e personalidades. Não tenha vergonha e Inspire-se!

 

2. Mantenha uma rotina 

Para algumas pessoas a rotina é sinônimo de monotonia e mesmice, mas criar e manter uma rotina consistente e saudável nos ajuda e nos prepara a realizar todas as tarefas que o cotidiano nos impõe.

 

Ter horas de sono suficientes, organização e disciplina é fundamental para que tenhamos aquela sensação de tarefa cumprida ao fim do dia, e isso traz satisfação e nos motiva a seguir em frente.

 

3. Pratique exercícios físicos

A prática frequente de exercícios físicos torna nosso corpo mais resistente e saudável, traz sensação de bem-estar, auxilia na diminuição do cansaço e melhora o humor.

 

Os benefícios são inúmeros, e as opções são variadas, desde uma caminhada até a prática de esportes, dança, academia, etc. Pesquise e escolha aquela que mais combina com você e que melhor se encaixa na sua rotina. 

 

4. Incorpore hábitos de skin care e body care

Skin care e body care, nada mais são que uma rotina de cuidados com o corpo e o rosto. 

 

Muito tem se falado da importância e dos benefícios de reservar um tempo, nem que sejam 10 minutinhos, para dar esta atenção especial a nós mesmas.

 

Tome um banho demorado, use seus cosméticos favoritos, olhe-se, sinta-se e aprecie o que você tem de melhor. Isso te ajudará a se sentir mais íntima de você mesma e se conhecer.

 

5. Capriche na alimentação 

Manter uma alimentação equilibrada, saudável, rica em nutriente e variada é fundamental para evitar doenças, aumentar a disposição e a energia, e melhorar a qualidade de vida.

 

Aquele velho ditado “você é o que você come” não poderia ser mais verdadeiro. Uma boa alimentação vai promover mudanças positivas e fundamentais na sua vida.

 

Estabelecer uma rotina de cuidados e afeto com você mesma não é tão difícil. E você não precisa fazer tudo, comece aos poucos, respeitando seus limites e seu tempo. Seja compreensiva e se doe. Seja você também o maior amor de sua vida.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *