Bruxismo infantil: 5 dicas para tratar o problema

O bruxismo infantil diz respeito ao ato de ranger ou apertar inconscientemente os dentes, se tratando dos pequenos.

 

Esse hábito pode vir a ser prejudicial com o tempo, pois além de desgastar os dentes, pode causar dores na mandíbula e na cabeça.

 

Entre as principais causas do bruxismo infantil é possível citar:

 

  • Hiperatividade;
  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Apneia do sono;
  • Obstrução nasal.

 

E além dessas causas, a doença também pode ser genética ou decorrer de alguns problemas dentários, como o desalinhamento dos dentes e até mesmo o uso de aparelhos ortodônticos, sendo comum também como consequência de inflamação no ouvido.

Identificando o bruxismo infantil

Um dos primeiros sinais na identificação do bruxismo é a Nevralgia nos dentes, ou seja, a dor sentida nos mesmos, principalmente ao acordar e ao mastigar, além da sensibilidade e desgaste do esmalte dentário.

 

É importante que os responsáveis fiquem atentos aos sons produzidos pela criança ao dormir, e também é possível notar feridas ou sangramento nos lábios pela manhã.

 

Observando esses sinais, é comum fazer pesquisas por Aparelho para bruxismo onde comprar, sendo a principal recomendação procurar um odontopediatra para fazer o diagnóstico corretamente e iniciar o tratamento.

 

Vale lembrar que, se não tratado, além de causar desgaste no esmalte dos dentes e na gengiva, o bruxismo pode causar danos definitivos aos elementos dentários dos pequenos, provocando dores nas articulações e dificultando a mastigação e outros hábitos do dia a dia.

Fazendo os exames necessários

Após a consulta com o odontopediatra, é provável que o mesmo solicite a realização de alguns exames para auxiliar no diagnóstico.

 

Um desses exames é o raio-x, responsável pela identificação de possíveis fraturas e desgaste nos dentes, através de imagens das estruturas internas da arcada dentária.

 

Também é feita a detecção de força de mordida, exame que consiste em medir a força sofrida pela mordida utilizando uma placa para o bruxismo infantil. 

 

Funciona com a criança mordendo a placa, e nesse momento, o equipamento consegue detectar a intensidade, força e possíveis alterações nos movimentos da mandíbula, sendo utilizado também para detecção de mordida aberta ou cruzada.

 

Pensando que os casos de bruxismo infantil acontecem na maior parte das vezes durante a noite, a realização de uma polissonografia é ideal para confirmar o diagnóstico.

 

Esse exame consiste na aplicação de sensores (chamados de eletrodos) em algumas partes do corpo, como a cabeça, por exemplo, para registrar alterações durante o sono do paciente. É indolor, não invasivo e dura em média uma noite de sono.

Uso de aparelhos no tratamento

Existe mais de um tipo de Aparelho contra bruxismo, sendo o ortopédico, o ortodôntico e as placas de bruxismo.

 

Ambos auxiliam na correção da arcada dentária e dos movimentos da mandíbula, reduzindo o atrito entre os dentes e evitando o desgaste e eventuais complicações nas articulações.

 

As placas dentárias (ou placas de bruxismo) são as mais indicadas para bruxismo infantil, pois são feitas no formato da boca dos pequenos, e além de protegerem os dentes, geralmente são feitas em acrílico rígido ou materiais flexíveis, não machucando ou causando desconforto para a criança.

Prática de exercícios

A prática de exercícios para relaxamento da mandíbula é recomendada para casos leves e/ou iniciais de bruxismo infantil, tanto noturno quanto diurno, e pode ser realizada em casa, seguindo as orientações do odontopediatra. 

 

Essa recomendação também vale para pacientes que passaram por Cirurgia atm preço, que atua diretamente na articulação temporomandibular, e por falar em exercícios, o acompanhamento de um fisioterapeuta é bem-vindo para auxiliar na diminuição das dores.

Acompanhamento psicológico

Alguns dos principais causadores do bruxismo infantil são fatores ligados ao emocional, como o estresse e a ansiedade, e por isso é importante encaminhar a criança para psicólogos infantis para entender a origem dessa agitação e até mesmo trabalhar melhor a hiperatividade nessa fase.

 

Além disso, é fundamental manter visitas regulares ao dentista num período de seis em seis meses para cuidar da higiene bucal e prevenir o desenvolvimento de outras doenças, fazendo exames de rotina e procedimentos de prevenção como a profilaxia, remoção de tártaro e polimento dos dentes.

 

Esses procedimentos estão presentes na maioria das clínicas odontológicas, onde é possível encontrar informações sobre Valor de extração de dente, cirurgias de extração, implantes, etc.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *