Dicas para uma noite de sono perfeita

Se você está lendo este artigo, com certeza, você tem ou já teve uma noite de sono mal dormida. Dores nas costas, cansaço e aquele velho mal humor que todos nós sabemos bem. Sim, o sono é uma arma poderosa para se ter uma vida feliz e saudável.

 

E os motivos que nos levam a ter problemas para dormir bem são muitos: clima muito frio, clima muito quente, o stress do dia, má alimentação, sedentarismo, preocupações exacerbadas com o dia seguinte, ansiedade, depressão, contas atrasadas… uma infinidade de motivos. Alguns, podemos amenizar, outros precisamos de ajuda profissional.

 

O clima ideal

 

Uma pesquisa feita pela Space Ar Condicionado Piracicaba diz que dormimos melhor em 23 graus. Então, seja no sul ou no nordeste do país, adquirir um ar condicionado pode ser uma solução para se ter noites mais agradáveis. E juntamente com uma temperatura agradável no quarto, invista na aromaterapia. Óleos essenciais de lavanda, camomila e jasmim podem te ajudar a relaxar. Uma música instrumental, seguida de um banho relaxante, demorado também irá te garantir uma boa noite de sono.

 

Existem pessoas que investem na espiritualidade. Fazer yoga, uma boa meditação, ficar em silêncio, em companhia consigo mesmo por alguns minutos ou simplesmente falar com Deus, com suas palavras, como foi seu dia, podem aliviar seu coração. A gratidão traz consigo a paz e a harmonia que todos nós precisamos e buscamos. Seja grato. A Deus, a vida, ao universo… não importa sua religião, sua filosofia de vida ou sua crença. Assim como a gratidão, o perdão também deixa leve o coração e a alma. Deixe ir, não retenha mágoas, rancor. A vida segue seu curso e não há nada melhor que um dia após o outro.

 

Atividades físicas e boa alimentação 

 

Praticar atividades físicas, como uma boa caminhada,também irão te ajudar a ter uma boa noite de sono. Escolha um horário do dia em que o sol não castigue você, um local bonito, seguro e agradável, um bom tênis no pé e caminhe. Trinta minutos, três vezes na semana e você já irá notar uma grande diferença.

 

Uma alimentação equilibrada também pode mudar radicalmente sua vida e sua qualidade de sono, além das horas do seu descanso. Você sabia que existem hormônios que nosso corpo só produz quando estamos dormindo? E precisa ser o sono da noite, preferencialmente, em um quarto sem iluminação. Se você tem problemas de obesidade, ou gosta de comer besteiras, passa o dia “beliscando”, gosta de fast food,  procure ajuda profissional. Uma nutricionista ajudará você a montar um cardápio que esteja ao alcance da sua vida corrida. Muitas vezes, nosso dia é atrás do relógio. Levantamos atrasados, cheios de compromissos o dia todo. Quando vemos, já é noite e nem nos alimentamos direito. O cansaço toma conta da gente e é mais fácil pedir comida pela tele entrega ou fazer um lanche rápido, sem levar em conta os nutrientes e vitaminas, proteínas e sais minerais que precisamos para dormir bem e estarmos bem dispostos no outro dia.Beba mais água durante o dia. O corpo necessita de cerca de dois litros de água por dia para se manter hidratado e saudável. Tenha sempre uma fruta ou ao menos uma barra de cereais com você. Opte sempre por sentar-se para se alimentar. Não coma olhando o celular. Seu cérebro vai entender melhor e você se sentirá mais saciado se apenas comer, sem fazer outra atividade junto, como chegar aos e-mails ou olhar televisão enquanto se alimenta.

 

Gravidez e puerpério 

 

E ainda existem aqueles momentos especiais na vida das mulheres que, quando casadas, acabam por dividir tudo com os esposos, inclusive as noites mal dormidas. O período da gestação também pode ser um momento delicado na vida da mulher, na vida do casal. A temperatura natural do corpo da mulher sobe, pois existe mais sangue dentro de seu corpo. Sem contar que quanto mais se aproxima do tempo do parto, sua barriga está maior, o diafragma e todos os órgãos exprimidos pelo bebê… a mulher tem muita dificuldade em encontrar uma posição favorável para dormir e descansar. Aqui também, a mulher ou o casal podem procurar ajuda. Conversem com seu obstetra, doula ou até mesmo, uma enfermeira especializada em obstetrícia. Qualquer um desses profissionais poderá dar boas dicas para encontrar uma solução e conseguirem descansar, dormir melhor e reporem as energias.

 

E pode ser também que você esteja com um colchão que não seja o ideal para seu peso, o que é muito comum após o período de gestação, por exemplo. A densidade do colchão pode, sim, ajudar ou até mesmo, atrapalhar seu descanso. Pesquise sobre o assunto, converse com um consultor do sono ou até mesmo o vendedor da loja de colchões de sua cidade. Ele saberá te explicar sobre este assunto e te indicar a densidade ideal do colchão.

 

E depois de tantas dicas, você está preparado para ter uma boa noite de sono? Invista na sua qualidade de vida, cuide mais de você. Nossa vida é uma só e ela passa muito rápido. Se ame mais, curta mais sua própria companhia e não esqueça: as horas a mais que você “perde” dormindo, você ganha em anos de vida.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *