Um típico veículo movido a motor de combustão interna (IC) obtém energia da combustão de combustível em uma câmara fechada que produz gases nocivos e muito ruído.
Esses gases, se adicionados ao meio ambiente, podem ser prejudiciais a todos os seres vivos e ao planeta (causando o aquecimento global).
É aí que entra o papel do sistema de exaustão: minimizar os efeitos nocivos dos subprodutos da combustão.
Trata os gases de escape para reduzir os elementos poluentes e exala-os através do tubo de escape sob a forma de fumo.
Contanto que a fumaça dos veículos seja incolor, translúcida ou apenas um cheiro de branco, não há com o que se preocupar, mas no momento em que seu carro começar a cuspir uma densa fumaça branca, preta ou azul, você deve saber que é hora de levar seu carro para a oficina.
Fumaça branca
Se você vir uma fumaça branca e densa excessiva saindo do tubo de escape muito depois de o motor ter aquecido, isso pode ser resultado da queima do líquido de arrefecimento do motor na câmara de combustão.
Isso acontece quando o líquido de arrefecimento vaza na câmara do motor, diminuindo os níveis de líquido de arrefecimento e aquecendo o motor.
Uma junta de cabeçote queimada é a causa mais comum e pode se transformar rapidamente em um motor superaquecido.
No entanto, um vazamento de líquido de arrefecimento também pode ser causado por uma cabeça de cilindro danificada ou um bloco de motor rachado, o que pode exigir a substituição total do bloco do motor.
Portanto, se você notar que seu carro está fumegando assim, certifique-se de que é um sinal de problema: pare, desligue o motor e chame um técnico ou dirija direto para o centro de serviço mais próximo para identificar e resolver o problema.
Fumaça preta
A fumaça preta é um sinal de combustão incompleta do combustível que entra na câmara de combustão, assim, liberando muito combustível não queimado pelo tubo de escape.
Isso acontece quando há um desequilíbrio na relação combustível-ar, o que significa que a mistura tem muito combustível ou muito pouco ar.
O excesso de combustível ou uma relação ar-combustível rica pode ser resultado de um filtro de ar do motor entupido, um vazamento no injetor de combustível causado por um bico desgastado, um sensor danificado ou um regulador de pressão de combustível defeituoso.
Isso pode não causar nenhum dano imediato ao seu carro ou colocá-lo em perigo, mas certamente afetará seu motor.
Além disso, com os preços dos combustíveis em alta, você não gostaria que um problema como esse assolasse seu carro.
Portanto, se você notar uma cor de escape de carro dessa natureza, não a deixe sem endereçamento.
Dirija-se ao centro de serviço mais próximo ou peça ao seu mecânico de confiança para identificar e resolver o problema o mais rápido possível.
Fumaça azul
Fumaça azul ou cinza azulada indica que o motor do seu carro está queimando óleo do motor.
Isso acontece quando os anéis do pistão ou as vedações das guias de válvulas ou qualquer outro componente do motor estão desgastados ou quebrados, fazendo com que o óleo vaze para a câmara de combustão onde é queimado junto com o combustível.
Embora isso não signifique perigo imediato, seu carro fumando assim pode indicar que seu motor está chegando ao fim de sua vida útil e / ou que seus níveis de óleo estão se esgotando.
Danos graves podem acontecer ao motor se o óleo não for reabastecido regularmente.
Isso, portanto, exige algum trabalho sério no motor e intervenção especializada. Se acontecer de você ver seu carro azul esfumaçado, certifique-se de marcar uma consulta de serviço sem demora.
Fumaça de veículos
O escapamento geralmente cospe fumaça colorida em carros que foram malconservados e pode ser visto como um sinal de negligência.
A manutenção regular, uma compreensão justa da manutenção do motor e uma condução responsável podem minimizar esses problemas.
No entanto, é importante estar sempre atento ao seu carro e ouvir o que ele está lhe dizendo sobre sua saúde.
A cor da fumaça do escapamento pode ser um importante parâmetro de seleção quando você deseja comprar um carro usado. Então, se você estiver fazendo um test drive, fique de olho no escapamento também.
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