Se você é um vaper que gosta de desfrutar de uma experiência vaping intensa, ou está no mundo vaping há pouco tempo e tem entre suas expectativas a de gerar grandes nuvens, pode estar preocupado que haja alguma causa que faça seu dispositivo eletrônico não gera vapor suficiente.
Tenha sempre em mente que os dispositivos eletrônicos são dispositivos com vários componentes que são suscetíveis a problemas de tempos em tempos assim fazer desentupimentos é comum.
A baixa produção de vapor é apenas um dos possíveis problemas que podem ocorrer em um dispositivo, mas tudo pode ser corrigido e aqui vamos explicar as possíveis causas e soluções.
Há usuários que comentam que começam a perceber que geram menos vapor após o reabastecimento do tanque.
Outros, por outro lado, indicaram que seu dispositivo simplesmente começa a apresentar problemas sem aviso prévio.
Isso pode levar você a pensar que o problema é causado por fluidos, mas na verdade pode resultar de vários fatores.
Aqui estão os principais problemas que causam baixa produção de vapor e como resolvê-los.
Fluxo de ar
Se o seu dispositivo tiver um controle de fluxo de ar ajustável, é possível que ele esteja fechado ou obstruído e que por mais esforço que façamos na baforada, não geraremos vapor.
Para ver se esse é o problema, basta ajustar o fluxo de ar ou, se não for ajustável, fazer uma limpeza cuidadosa do tanque.
Deve-se lembrar que quanto maior a abertura do fluxo de ar, mais vapor será gerado.
Potencia
Da mesma forma, se o seu aparelho possui um modo de controle de potência, é possível que ele esteja configurado para uma potência menor do que a resistência necessária para produzir vapor.
Isso é mais comum em tanques com bobinas sub-ohm. Para esse tipo de resistência, o mais normal é que eles precisem de pelo menos 25W para funcionar corretamente e que se nas configurações do dispositivo tivermos menos potência do que deveria, não estamos obtendo um bom desempenho em termos de vapor ou sabor.
Lembre-se de que as resistências geralmente têm a faixa de potência na qual funcionam corretamente e à qual devemos nos agarrar, pois se estiver abaixo dela não funcionará bem, e se estiver acima dessa faixa, pode nos dar uma fumaça horrível com um sabor queimado ou até mesmo danificar a resistência, acabando com sua vida útil em instante.
Baterias
Alguns dispositivos tendem a produzir pouco vapor quando a bateria está fraca.
Isso pode acontecer até mesmo antes que os indicadores LED que muitos dispositivos tenham integrado comecem a piscar, avisando que eles não têm mais carga.
O que deve ser feito é recarregar a bateria ou baterias e ver se há alguma diferença na produção de vapor em relação à quando a bateria estava fraca, ou se temos uma bateria reserva, experimente com ela para ver o resultado.
Se o problema persistir, pode ser por vários motivos. A primeira é que é a própria bateria. Ele pode ter perdido a conectividade ou simplesmente que sua vida útil está se esgotando.
Outra causa pode ser que vestígios de sujeira devido a líquidos ou poeira tenham permanecido no conector que conecta o dispositivo ao tanque, e isso impede que a energia seja bem transmitida e, portanto, não gere vapor suficiente.
Esta é a principal razão pela qual devemos limpar os dispositivos eletrônicos regularmente.
Quando fazemos uma limpeza, também devemos verificar as ranhuras de fluxo de ar, pois elas também podem limitar a quantidade de vapor se tiverem uma certa obstrução e nos forçar a fazer uma baforada mais dura e com resultados insuficientes.
Líquidos com mais propilenoglicol
Como todos já sabem, os e-líquidos vaping são compostos principalmente de glicerina vegetal e propilenoglicol.
É desnecessário dizer que a concentração de cada um desses dois elementos influencia diretamente no sabor e no vapor que é produzido.
Uma maior concentração de propilenoglicol (PG) torna os sabores e a garganta mais intensos e a quantidade de vapor menor.
Pelo contrário, uma maior concentração de glicerina vegetal (VG) torna a transmissão do sabor mais suave, e que a quantidade de vapor gerada aumenta.
Se você é daqueles que procura uma boa produção de vapor, o melhor é procurar líquidos com maior porcentagem de glicerina vegetal 60VG, 70VG ou até 80VG.
Lembre-se de que nem todos os resistores admitem esse tipo de líquido, pois a glicerina vegetal é mais espessa e precisa dos resistores para conseguir absorver bem o líquido para que o algodão fique bem encharcado e não queime no início.
Tipo de resistencia
Como já mencionamos, o ohm da resistência também influencia na quantidade de vapor que vamos produzir.
Quanto menor o ohm, mais energia precisaremos usar e mais vapor geraremos.
É possível que, se você tiver um atomizador que usa resistências com ohms altos, a quantidade de vapor gerada seja insuficiente.
Nesse caso, você deve considerar comprar um tanque ou kit que permita uma variedade de bobinas com ohms mais baixos.
Lembre-se de que você precisará de um dispositivo que permita uma alta potência, como se você tiver um cigarro eletrônico com menos de 20W e combiná-lo com um tanque sub-ohm, é muito possível que você não apenas não gere vapor suficiente, mas também não funcione para você.
Com isso em mente, um atomizador sub-ohm garantirá uma experiência de vaping mais intensa com mais vapor.
Tipo de kit
Em muitas ocasiões, o tipo de kit que temos influenciará a produção de vapor.
Em geral, os kits iniciais tendem a ser modelos simples com pouca força, projetados mais para emular a experiência dos cigarros tradicionais do que para gerar grandes quantidades de vapor.
Pelo contrário, os kits avançados nos permitirão uma ampla variedade de ajustes para regular a experiência vaping ao nosso gosto.
Da mesma forma, existem marcas e modelos que tendem a favorecer a produção de vapor em detrimento da precisão do sabor.
Marcas como a SMOK são conhecidas há anos pela quantidade de vapor que seus tanques geram.
No entanto, hoje existem muitas marcas que estão à altura da tarefa em tanques sub-ohm projetados para quem procura grandes nuvens.
Conheça os melhores dispositivos eletrônicos da atualidade.
Quer saber mais sobre vaporização eletrônica? Clique aqui.