Síndrome de burnout o que é
Chamado de síndrome de Burnout, síndrome de esgotamento profissional ou apenas esgotamento profissional, esta síndrome é um distúrbio psíquico caracterizado e causado pelas altas taxas de desgaste emocional, estresse, trabalhos físicos e psicológicos durante as longas jornadas de trabalho.
Este transtorno é considerado um dos maiores responsáveis pelos problemas que estão relacionados ao emprego e desemprego; se manifestando de maior forma em pessoas que possuem profissões interpessoais (aquelas que se relacionam com o público, envolvem muitas atividades em grupo, etc.) mais diretos e intensos, empregos como: professores, médicos/enfermeiros, recursos humanos, policias, agentes penitenciários, bombeiros, entre outros.
Síndrome de burnout sintomas
Os principais sintomas do esgotamento profissional é o constante sentimento de esgotamento físico e mental, entretanto com tais sentimentos surgirão alguns outros sintomas negativos, entre eles:
- Ausências no trabalho ou baixa produtividade;
- Agressividade;
- Dificuldade de concentração;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Baixa autoestima;
- Mudanças drásticas de humor;
- Lapsos de memória;
- Negatividade constante;
- Isolamento social;
- Perda de apetite;
- Fortes sentimentos de insegurança e fracasso.
Já entre as dores físicas que podem estar correlacionadas a síndrome de Burnout temos: dor de cabeça, enxaqueca, insônia, crises de asma, cansaço, palpitação, pressão alta e dores musculares.
Síndrome de burnout prevenção
Entre as maiores recomendações para se evitar esta síndrome e também para combater a mesma para aqueles que já possuem sinais da mesma, estão:
- Não torne o trabalho o centro de tudo em sua vida, reserve espaços de tempo para exercícios físicos, lazer, hobbies ou apenas descansar; separar o tempo entre trabalho e vida pessoal é a melhor forma de prevenção do burnout.
- Fazer a utilização de álcool, tabacos ou drogas como forma de afastar crises de ansiedades, estresse ou depressão não é uma boa forma de se resolver tais problemas, pelo contrário, tal habito apenas irá lhe prejudicar ainda mais.
- Tenha noção do quanto as suas condições de trabalho estão interferindo em sua vida pessoal e prejudicando sua saúde mental, coloque na balança até que ponto vale a pena se manter em um emprego.
- Ouça a opinião de familiares, amigos e não hesite em procurar ajuda médica caso necessário.
- Converse com seus superiores sobre como se sente, explique como as jornadas e rotinas de trabalho estão lhe afetando e veja se existe a possibilidade de incrementar uma nova rotina e atividades diárias.
Quem diagnostica síndrome de burnout
O diagnóstico do esgotamento profissional é clinico e o profissional irá levar em base sua profissão e seu envolvimento com a mesma, desde suas atividades diárias no emprego até como você se sente em consideração a realizações pessoais.
O profissional que lhe acompanhar também poderá pedir para que você responda um questionário da Escala Likert (escala de resposta psicométrica) afim de medir sua postura e opiniões em relação a diversos assuntos e questionamentos.
Síndrome de burnout tratamento
Comumente a síndrome de burnout é tratada com acompanhamento médico, mais especificamente com o auxílio de psicólogos ou psiquiatras, sendo ou não necessário a utilização de remédios como antidepressivos para tratar seus sintomas; a realização de atividades e exercícios físicos com regularidade também são recomendados, além de exercícios de relaxamento como yoga e meditação.
Contar e oferecer com planos de saúde para empresas é também contar com uma melhora da qualidade de vida, manter funcionários bens fisicamente e psicologicamente será um beneficio não apenas para eles mesmos mas também para sua empresa, contando com melhores resultados e funcionários mais ativos e dispostos durante a jornada de trabalho.