Tecnologia: adesivo de ultrassom monitora derrame e infartos

Você já ouviu falar no adesivo de ultrassom? Essa é uma tecnologia macia e elástica que pode ser usada na pele dos pacientes para que se possa fazer o controle do fluxo sanguíneo por meio das artérias principais e veias no interior do corpo.

Esse é um método importante para que se possa ajudar os médicos a fazerem diagnóstico de diversas condições cardiovasculares, incluindo problemas como:

  • Coágulo sanguíneo;
  • Problemas de válvula cardíaca;
  • Má circulação;
  • Bloqueio de artérias.

Tudo isso pode resultar em um derrame ou em ataques cardíacos. Sendo assim, esse sistema ajuda a fazer esse controle do sangue e outras coisas como a pressão e a função cardíaca em tempo real.

O que é o adesivo de ultrassom?

Essa é uma tecnologia que pode ser usada no pescoço ou no peito do paciente para que se possa achar e medir os sinais cardiovasculares a até 14 centímetros de profundidade dentro do corpo de um modo não invasivo.

Dessa forma, ele pode dar uma imagem mais ampla e precisa do que está ocorrendo nos tecidos mais fundos e nos órgãos vitais, como o coração e o cérebro.

Tudo isso feito a partir da superfície da pele. O adesivo é inovador pois permite que o feixe de ultrassom se incline em ângulos diferentes e se direcione para lugares do corpo que não estão de modo direto abaixo dele.

Como que o adesivo funciona?

Ele funciona como uma folha fina de polímero elástica e flexível que se coloca sob a pele. Desse modo, ele possui um conjunto de transdutores de ultrassom milimétricos que ficam junto do polímero.

Cada um desses pontos acabam sendo controlados de modo individual por um computador. A matriz de fase de ultrassom é que permite que o adesivo enxergue tão além do normal.

A matriz é uma grade que possui 12 por 12 transdutores de ultrassom. Dessa forma, quando a eletricidade sai pelos transdutores, eles acabam vibrando e emitindo ondas de ultrassom.

Essas ondas viajam pela pele e acabam por penetrar no corpo de maneira profunda. Assim, quando entram em um vaso sanguíneo dão de cara com o movimento dos glóbulos vermelhos fluindo.

Por conta desse movimento, as ondas acabam sendo mudadas ecoando de volta para o adesivo. Esse efeito é conhecido como mudança de frequência Doppler.

A mudança nos sinais captada pelo adesivo faz com que um registro visual do fluxo desse sangue seja criado. Pode-se usar então esse mesmo mecanismo na criação de imagens em moções das paredes do coração.

Pode-se também manipular o feixe de ultrassom como quiser por conta da matriz de fase. Isso cede ao aparelho então, vários modos de operar, como:

  • Monitorar órgãos centrais;
  • E ver o fluxo sanguíneo.

Tudo isso em alta resolução. Sem esse aparelho, ficaria inviável fazer essa ação com tanta precisão e clareza. Portanto, tem sido uma ótima peça na área de saúde contribuindo não só com os diagnósticos, mas também com a rapidez dos processos.

O adesivo serve para mais outras funções?

Por se tratar de um aparelho tão moderno e útil, pode-se utilizá-lo em vários casos. Mas o modo principal de uso é quanto ao monitoramento não invasivo da pressão arterial.

Sendo assim, ele promete elevar a vigilância de pessoas hipertensas a um nível acima, ajudando as pessoas a detectarem problemas no coração de uma forma mais rápida e precisa.

Os médicos consideram a pressão arterial central mais precisa do que a pressão arterial periférica, sendo ela a que melhor indica as doenças cardíacas.

A medição dessa pressão como já vimos, em geral, não é feita no modelo tradicional por conta do método mais moderno ser invasivo.

Isso porque para que se tenha a medição, é preciso que um cateter seja inserido no vaso sanguíneo podendo ser nas seguintes partes:

  • Braço;
  • Virilha;
  • Pescoço.

Direcionando-o para o coração. Sendo assim, o adesivo ultrassom na radiologia tem ajudado e muito a fazer o controle dessas áreas sem precisar de um método tão invasivo.

Os médicos acreditam que esse tipo de ferramenta tem potencial de ser algo a mais na medicina em especial na área cardiovascular.

Por exemplo, na sala de cirurgia quando métodos complexos são feitos, é preciso que uma avaliação em tempo real aconteça. E esse dispositivo então, tem esse potencial esperado.

O que se espera do aparelho agora é que ele consiga evoluir cada vez mais a ponto de fazer com que esse adesivo se torne realmente algo acessível a todos no produto final.

A importância do cardiologista e das tecnologias voltadas para essa área

O coração é um dos principais órgãos que precisam de um cuidado mais do que especial. Isso porque sem ele é impossível viver.

Sendo assim, tudo que gira a seu redor acaba tendo que ser cuidado para que não o afete. Para cuidar do órgão, solicita-se o profissional cardiologista, que faz o cuidado direto com o coração e todo o seu sistema.

Exames preventivos do coração é algo a que se deve dar total atenção. Isso porque vários problemas podem aparecer, como:

  • Infarto;
  • Hipertensão;
  • Colesterol;
  • Diabetes;
  • Entre outras doenças.

A tecnologia então tem sido revolucionária pois concede meios do especialista poder cuidar de modo inovador e precoce, e a obter resultados mais rápidos e precisos sobre o estado do paciente.

Por isso que esses aparelhos revolucionários têm acrescentado e muito no que diz respeito não só a rotina do profissional, como também a segurança que o paciente sentirá ao saber que tem a seu dispor um material de ponta.

 

Conclusão

Por fim, vimos aqui um pouco sobre como a radiologia tem evoluído e como os adesivos de ultrassom tem ajudado a fazer com que essa área fique mais tecnológica e avançada.

É muito importante, como dissemos ao longo deste conteúdo, que as tecnologias principalmente as que são voltadas para a área de medicina, continuem avançando.

Assim, teremos uma sociedade com uma qualidade de vida melhor e mais segura quanto aos cuidados que irá receber.

Conte aqui se você já tinha ouvido falar sobre esse assunto e comente o que acha sobre isso. Além disso, não se esqueça de compartilhá-lo com outras pessoas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *