Um roteiro de inverno por Santa Catarina

Dicas de lugares para visitar durante neste inverno

O primeiro registro de neve em 2021 deixou o mercado imobiliário animado. Afinal, mais gente colocou Santa Catarina em seu roteiro de férias para conhecer esse fenômeno raro em países tropicais como o Brasil. É fato que todos os que visitam o estado, mesmo que pela primeira vez, se encantam e querem voltar mais vezes, inclusive no inverno. Isso porque as atrações vão muito além do frio, da neve e das paisagens serranas.

Quem pretende passar por aqui, já sabe que sempre há lugares encantadores. E durante a estação mais fria do ano, pode apostar que vai encontrar uma infinidade de opções para se divertir, relaxar e se sentir bem. E se você é daqueles que gostam de viajar com tudo bem preparado, e fazem como turistas na alta temporada, procuram imobiliária em Itapema, garantem casas para aluguéis temporários, a dica de ouro é fazer uma boa pesquisa e montar um pré-roteiro antes, que incluam hospedagens e pontos turísticos, e então, pronto: só arrumar as malas e rumo ao destino mais lindo do inverno brasileiro.

Agora, confira dicas especiais que vão te levar aos mais variados pontos de Santa Catarina – uma verdadeira viagem com aquele gostinho de quero mais e volte sempre.

Neve e frio

Se é frio que você procura se prepare. A cidade de Urubici está entre os destinos mais gelados do hemisfério sul nos meses de junho e julho. Mas, por lá também é possível contemplar belas paisagens e cachoeiras, que chegam a congelar nos dias mais frios. Os pontos turísticos mais populares são o Morro da Igreja, o Parque Nacional de São Joaquim, a Pedra Furada, a Cachoeira do Avencal e o Morro do Campestre. Quem sonha em conhecer a Serra do Rio do Rastro ainda pode incluí-la no roteiro. Para estadia, é possível alugar casas e chales na cidade e nos municípios vizinhos.

A famosa cidade da neve

Mas quando você pensa em neve no Brasil, logo São Joaquim te vem à mente. Enquanto os flocos não caem do céu, os visitantes podem aproveitar para conhecer os pomares de maçãs, passear pelas vinícolas locais e praticar esportes de aventura no Snow Valley. A cidade de pouco mais de 25 mil habitantes é uma das mais charmosas da Serra Catarinense e vem se estruturando para atrair e cativar turistas com boas acomodações e apurada gastronomia. De lá é possível ir facilmente até Urupema e Urubici e chegar também até a Serra do Rio do Rastro.

Frio combina com vinho

O Meio-oeste de Santa Catarina também está no mapa do frio. A cidade de Videira por muitas vezes no ano figura entre as que contam com as temperaturas mais baixas. E por lá, como próprio nome lembra- Videira, que é a planta que nos dá a uva – é possível fazer um roteiro de enoturismo – ou turismo de vinhos, falando popularmente. A cidade faz parte do Roteiro Vale da Uva e do Vinho, que conta com vinícolas premiadas e o Museu do Vinho Mário de Pellegrin.

Frutos do mar caem bem no inverno

Florianópolis tem o principal aeroporto do estado e se você vai visitar Santa Catarina chegando por via aérea com certeza vai passar por lá. O frio é bem menos intenso que na Serra e no Oeste do Estado, mas ainda assim, em noites de junho e julho, não são raras as temperaturas entre 7 e 12 graus – ótimas para um passeio gastronômico pela Ilha da Magia. Lugares tradicionais e bucólicos como os distritos de Santo Antônio de Lisboa e do Ribeirão da Ilha ficam ainda mais bonitos no inverno. Além disso, nessa época do ano, diversas espécies de peixes se aproximam da costa em busca de águas quentes e fazem a alegria dos tradicionais pescadores locais e de quem procura pelos restaurantes especializados em frutos do mar.

Uma dica no inverno é provar a famosa tainha – uma verdadeira iguaria, tradicional de Santa Catarina. O peixe chega às águas do Estado no inverno e traz fartura para a beira da praia. Felicidade para um visitante durante os meses de frio é acompanhar a pesca e um “lanço” diretamente na areia da praia, quando milhares de peixes fervilham da água para a praia e todos aqueles que ajudam a puxar a rede levam para casa o peixe tão desejado e saboroso.

Águas termais e terapêuticas

Quem vai para a Serra Catarinense partindo da Capital vai precisar passar pela cidade de Águas Mornas, às margens da BR-282. O nome já diz tudo. A cidade tem fontes de águas termais e hotéis com estrutura para te fazer pôr fim em qualquer tipo de estresse. As estâncias termais dessa pequena cidade estão entre as melhores do mundo. Além de relaxar nelas, você pode observar paisagens deslumbrantes, praticar esportes de aventura e provar pratos típicos da culinária alemã.

Cultura alemã e café

Na outra ponta do Estado está a cidade de Joinville. Ela é a maior em população, tem o maior parque industrial e também é um dos redutos da cultura alemã, dos clubes de caça e tiro e da gastronomia típica germânica. A cidade também concentra alguns dos melhores cafés coloniais do Estado – justamente pelo misto entre a cultura e a gastronomia alemã, com pães, doces, bolos e embutidos. Duas dicas: a Delicatesse Viktoria, recomendada há vários anos pelo Guia Quatro Rodas, e o Gute Küche, tradicional na cidade.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *