Origem do quiabo com frango

Riqueza da culinária mineira

A culinária é um atrativo à parte em Belo Horizonte

Um lugar em BH no qual é possível conferir a variedade da comida mineira é o Mercado Central. Localizado no centro da capital mineira, o Mercado ocupa um quarteirão inteiro compreendido entra as ruas Curitiba, Goitacazes, Sta Catarina e Av Augusto de Lima. Conhecida como a capital dos botecos, BH também abriga todos os anos (nos meses de abril e maio) o festival “Comida di Buteco”.

O evento foi criado com o objetivo de mostrar a riqueza da culinária de raiz da nossa região e da história familiar por trás dos pequenos e grandes bares tão característicos da cidade, o que reforça as tradições de BH, dizem que é tanta comida que pode causar problemas com lixo que desentupimento em pias e comum.

Culinária Mineira combina com fartura

A mesa mineira é sempre bem servida e recheada com pratos tradicionais. O cardápio mineiro é marcado pela diversidade de sabores irresistíveis! Entre os variados pratos que marcam essa mineiridade, podemos destacar três:

Pão de queijo

Muitas versões narram a história do pão de queijo. A mais famosa remete ao século XIX, na época da escravidão. No entanto, a popularidade deste prato, tal como conhecemos atualmente, surgiu em Minas Gerais na década de 1960. Fato é que o pãozinho de queijo faz parte da alimentação do mineiro, estando presente no café da manhã e no lanche da tarde. Clique aqui para saber a receita.

Feijão Tropeiro

Surgiu no período colonial, época na qual as mercadorias eram transportadas pelos tropeiros, condutores de tropas – grupos de mulas e cavalos utilizados no transporte. Para se alimentar durante as longas viagens, os tropeiros misturavam feijão com farinha de mandioca, lingüiça, ovos, torresmo, cebola e tempero. Esse prato por eles criado ganhou o nome de Feijão Tropeiro. Frango com quiabo A origem do frango com quiabo em Minas Gerais remete ao século XIX, momento no qual o estado tinha dificuldade em trazer outros alimentos dos grandes centros da época – Bahia e Rio de Janeiro. O prato se popularizou em todo o estado e é sempre acompanhado do tradicional angu, prato típico da culinária brasileira que, em São Paulo, é conhecido como polenta. Além desses três pratos, muitos outros se destacam. Nas delícias de Minas Gerais encontramos os sabores do ora-pro-nóbis, inhame, jiló, abóbora, abobrinha, mandioca, batata, vagem, chuchu, pimentão, couve, agrião e taioba.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *