Mesmo sendo muitas vezes tratado como um assunto tabu, não devemos esquecer que o sexo é uma coisa muito natural de se fazer. Além disso, tem vários benefícios para o corpo e a mente, confira aqui algumas curiosidades sobre sexo e produtos de sex shop.
Os benefícios do sexo para a pele
Cada um de nós já tem uma rotina para uma pele brilhante e limpa. Também cuidamos da nutrição e hidratação. Você pode não saber, mas além desses hábitos de cuidado, temos outro, pelo menos tão eficaz: o sexo.
Quando se trata de beleza, mas especialmente de cuidados com a pele, o sexo pode fazer maravilhas, dizem os sexólogos. Segundo eles, o orgasmo é uma das coisas mais saudáveis que podemos fazer todos os dias. Durante a relação sexual, a circulação melhora e o suprimento de oxigênio aumenta. Assim, a pele elimina as toxinas com mais facilidade, fica mais luminosa e aumenta a produção de colágeno, prevenindo o aparecimento de rugas.
Os benefícios do sexo para o cérebro
Um estudo de 2010 realizado por cientistas da Universidade de Princeton descobriu que a atividade sexual mais frequente estimula a criação de novas células cerebrais (neurônios) no hipocampo, um componente importante do cérebro.
O estudo foi realizado em camundongos e teve como alvo dois grupos: um grupo de machos foi exposto a uma fêmea apenas uma vez, enquanto o outro grupo foi exposto todos os dias por duas semanas. Como resultado, a atividade sexual estimulou a atividade cerebral em ambos os casos. Além disso, reduziu o nível de ansiedade. Os cientistas concluíram que a relação sexual regular gera mais células na área do hipocampo, uma região do cérebro associada à retenção de informações.
Mesmo que o experimento tenha sido realizado em camundongos, o efeito também pode ser traduzido em humanos, já que o sexo humano é mais intenso e complexo. Soma-se a isso o fato de que essa atividade reduz o estresse, por isso podemos considerar o sexo como um benefício para o cérebro.
Outros benefícios
Se você está preocupado com sua figura, saiba que a relação sexual ajuda a queimar calorias e traz benefícios para o coração e a postura. Nos homens, a ejaculação frequente reduz o risco de câncer de próstata. Para as mulheres, a relação sexual pode significar regular o ciclo menstrual e fortalecer os músculos do assoalho pélvico para melhorar o controle da urina.
Ao mesmo tempo, o sexo ajuda a prevenir muitas doenças e demonstrou ter benefícios no controle da dor. Há também benefícios de bem-estar. O sexo é uma das melhores terapias de relaxamento e atua como um impulsionador de energia. Hormônios liberados durante a relação sexual melhoram seu humor e diminuem sua pressão arterial, ajudando você a dormir melhor.
Vários estudos em várias partes do mundo afirmam que o sexo traz múltiplos benefícios para o corpo, tanto a curto quanto a longo prazo. Segundo os pesquisadores, o sexo reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas, melhora a pressão arterial, ajuda a controlar o peso, melhora os níveis de testosterona. Aqui está uma lista de situações em que o sexo pode nos ajudar:
Melhora a imunidade
De acordo com um estudo da Wilkes University, na Pensilvânia, fazer sexo uma ou duas vezes por semana ajuda a aumentar o nível de imunoglobulina A, um anticorpo presente no corpo. Este anticorpo ajuda a combater certos microrganismos que causam a doença. Como resultado, as pessoas que fazem sexo uma ou duas vezes por semana são menos propensas a desenvolver resfriados, gripes e outras doenças respiratórias.
O número de anos de vida aumenta
O sexo regular aumenta a longevidade. Um estudo de 10 anos relacionou a frequência de orgasmos com a mortalidade. Foi demonstrado que os homens que tinham pelo menos dois orgasmos por semana tinham um risco 50% menor de mortalidade em comparação com aqueles que faziam sexo apenas uma vez por mês ou até com menos frequência.
Previne depressão
Vários estudos mostraram que no caso de pessoas com vida sexual ativa, os casos de depressão, problemas psiquiátricos e tentativas de suicídio foram muito menores. Outros estudos mostraram que o sexo está associado a baixos níveis de violência, melhora da autoestima e das relações sociais.
Reduz o risco de câncer de mama
Vários estudos mostraram que durante o orgasmo a quantidade de oxitocina aumenta, o que reduziria o risco de desenvolver esta doença. Outros estudos mostram que um determinado componente do sêmen pode reagir com determinadas substâncias do organismo e, assim, gerar a produção de substâncias protetoras.
Diminui o risco de câncer de próstata
Estudos mostram que existe uma relação entre o número de vezes que um homem ejacula em um mês e a eliminação de agentes cancerígenos. A atividade sexual e a excitação frequente demonstraram melhorar a fertilidade e regular o ciclo menstrual. Existem vários estudos que mostram que fazer sexo quatro ou mais vezes por semana aumenta em 80% a probabilidade de engravidar seis meses nos próximos.
Parece haver uma conexão entre a atividade sexual e a sensação de que nos sentimos ou somos mais saudáveis. Um estudo com 3.000 americanos entre 57 e 85 anos descobriu que aqueles que fizeram sexo disseram que sua saúde geral era melhor que aqueles que não fizeram sexo. E não se trata apenas de sexo – o amor está na equação. As pessoas que estavam em um relacionamento com alguém ou eram casadas eram mais propensas a dizer que se sentiam “muito saudáveis” ou que se sentiam “excelentes”.